Novo defensor público-geral do Paraná é eleito presidente da Comissão de Tecnologia do Conselho Nacional de DPGs 26/04/2024 - 10:38

A Comissão de Tecnologia do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) elegeu, nesta sexta-feira (26), o novo defensor público-geral (DPG) do Paraná, Matheus Munhoz, como presidente da comissão. Munhoz, que será empossado no cargo de DPG em maio, estará à frente da comissão pelo período de um ano, com a possibilidade de ser reconduzido para mais um. O grupo é responsável por discutir a implementação de recursos tecnológicos nas Defensorias Públicas Estaduais de todo o país, além de promover a troca de experiências entre as instituições. A eleição ocorreu de forma virtual.

“O nosso objetivo será fazer da Defensoria Pública do Estado do Paraná o elo entre as demais Defensorias Públicas do Brasil no quesito de tecnologia. Trabalhar para que nós possamos liderar o movimento de aproximação e construção de pautas comuns relacionadas ao desenvolvimento tecnológico dentro de nossas instituições”, afirma Munhoz. Ele também destacou que a presidência da comissão será uma oportunidade para buscar reduzir as diferenças estruturais tecnológicas entre as DPEs e outros atores do sistema de Justiça.

Enquanto coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, o defensor foi um dos responsáveis pela implementação de recursos que trouxeram inovação para o atendimento da instituição. Munhoz promoveu, por exemplo, a execução da Central de Relacionamento com o Cidadão, que conta com o atendimento online da Defensoria Pública por meio da Plataforma Luna. Ele também atuou para viabilizar a disponibilização do serviço de tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o português e vice-versa, feito por videochamada para usuários(as). O defensor foi ainda responsável pela implantação da Solução Avançada em Atendimento de Referência, chamado Sistema Solar, que digitalizou o controle de atendimentos realizados pelas equipes da DPE-PR e otimizou a prestação do serviço à população.